sexta-feira, 12 de julho de 2013

São João de julho, com Jacaré, sobe Morro Azul levando odres de vinho


A caminho do morro pintado de azul, pois lá haverá mais uma festa de São João de julho,  Jacaré não resistiu e foi visitar Rosinha de Valença com um peixe de prata na mão na Fazenda Pau D'alhos e...



lá encontrou Betânia assim a cantar

Usina de prata, ninho de solidão
Peguei tanto peixe n'água
Dei um talho na minha mão
Usina de água e prata
Luar de prata na minha mão
É lá que se vão meus ais
As dores do coração
Na cauda de um grande raio
Atravessei pau d'alho
Bom dia senhora condessa
Água de prata, cordão de nascença
No poço da mina encontrei
Um moço bem feito de rosto
Trazia um peixe de prata
Prata, prata, prata, prata
Ai, ai...



Ao fim da travessia quem cantava era Ney Matogrosso a mesma Usina com Rosinha

Alberto Caeiro, ouvindo essas belas interpretações, saiu das águas da usina de prata para mostrar o caminho do Morro pintado de Azul, oiçam

O meu olhar azul como o céu
É calmo como a água ao sol.
É assim, azul e calmo,
Porque não se interroga nem se espanta…

Se eu interrogasse e me espantasse
Não nasciam flores novas nos prados
Nem mudaria qualquer coisa no sol de modo a ele ficar mais belo…

(Mesmo se nascessem flores novas no prado
E se o sol mudasse para mais belo,
Eu sentiria menos flores no prado
E achava mais feio o sol…
Porque tudo é como é e assim é que é,
E eu aceito, e nem agradeço,
Para não parecer que penso nisso…)

Dai é só:

olhar em frente e ver a estação azul de trem, é lá:



observar  o jacarense Nemésio dando os últimos retoques na concertação dos odres de vinho


ouvir o som do forró da festa pai d'égua com Luiz Gonzaga cantando o pé de serra

Lá no meu pé de serra
Deixei ficar meu coração
Ai, que saudades tenho
Eu vou voltar pro meu sertão
No meu roçado trabalhava todo dia
Mas no meu rancho tinha tudo o que queria
Lá se dançava quase toda quinta-feira
Sanfona não faltava e tome xóte a noite inteira
O xóte é bom
De se dançar
A gente gruda na cabôcla sem soltar
Um passo lá
Um outro cá
Enquanto o fole tá tocando,
tá gemendo, tá chorando,
Tá fungando, reclamando sem parar.



antes do The end teremos o The beginning acima visto

Um comentário:


  1. Como está tudo azul, mando essa música nova para ir à festa

    sergio rosa


    Volare oh, oh
    cantare oh, oh
    nel blu dipinto di blu
    felice di stare lassù
    e volavo, volavo felice più in alto del sole
    ed ancora più su
    mentre il mondo pian piano spariva lontano laggiù
    una musica dolce suonava soltanto per me


    Volare oh, oh
    cantare oh, oh
    nel blu degli occhi tuoi blu
    felice di stare quaggiù
    nel blu degli occhi tuoi blu
    felice di stare quaggiù
    con te

    http://letras.mus.br/domenico-modugno/713595/traducao.html#legenda com Domenico Modugno

    ResponderExcluir