sábado, 6 de julho de 2013

A fogueira está queimando profundamente. È hoje ! Festa de São João de julho com Manuel Bandeira e peba na pimenta


é hoje !

dia de queimar corações e fogueiras

Festa de São João de Julho
sábado - 6 de julho
19 às 23
Grupo Caxangá  

dança de quadrilha para todos que
trouxerem alegria e sorrisos




Jacaré começa esse dia de São João de julho declamando Bandeira depois e antes de dormir, ou seja : agora Profundamente

Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Vozes cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.
No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam errantes
Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?

— Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente.

Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci.


Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
— Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.



Acordai ! acordai  !

a vida sempre volta e vem cantando assim, acordai, acordai João


Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João !



Com forró começado, Luiz Gonzaga se achega pois eu não vou criar galinha p'ra dar pinto p'ra ninguém, assim falou o Lua

Ôi pisa o milho, penerô xerém
Ôi pisa omilho,penerô xerém
Eu num vou criar galinha
Pra dar pinto pra ninguém
Na minha terra
Dá de tudo que plantar
O Brasil dá tanta coisa
Que eu num posso decorar


Dona Chiquinha
Bote o milho pra pilarDominguinhos
Pro angu, pra canjiquinha
Pro xerém, pro munguzá
Só passa fome
Quem não sabe trabalhar
Ôi pisa o milho, penerô xerém
Ôi pisa omilho,penerô xerém
Eu num vou criar galinha
Pra dar pinto pra ninguém



vesti a fantasia e vinde p'ra festa do Jacaré de São de Julho seguindo o som de Dominguinhos

Sábado de noite eu vou
Vou pra casa do Zé
Sábado de noite eu vou
Dançar um pouco e arrastar o pé
Dudu dança

E a beleza de Maria
Ela só tem pra dar
O corpinho que ela tem
Seu andar requebradinho
Mexe com a gente
E ela nem nem, e ela nem nem

Mas ela vem dançar um pouco
E eu vou lhe arrumar
Na umbigada já ganhei seis
Agora vou inteirar

São sete meninas, são sete fulô
São sete umbigadas certeiras que eu dou
Biga biga bigô

...



Quem chegar ao fim ainda poderá comer peba na pimenta com Maria Benta


Um comentário:

  1. Republicando com retificaçãodos erros do
    POEMA PARA A JACAREZADA

    No bar do Costa estou
    onde muito boêmio bebeu
    onde muito se “encostou”,
    onde a gente se perverteu,
    onde muita água rolou,
    onde muito amor se perdeu,
    onde dor cotovelo se cantou,
    onde muita lágrima escorreu,
    onde muito pinguço tombou,
    onde muita dor arrefeceu,
    onde muito se gargalhou,
    onde muita discussão ocorreu,
    onde muita mágoa se afogou,
    onde do ontem se esqueceu,
    onde estranho se confidenciou,
    onde tudo a pena valeu,
    pois a alma não se apequenou
    neste bar muita amizade nasceu,
    cresceu, cimentou, perdurou.
    Amigos ontem. Amigos hoje. Vocês e eu.

    ResponderExcluir